quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Trabalho Final da Ação




Ação de Formação: "A Web 2.0 e a Biblioteca Escolar 2.0"
 Tarefa Final

Mª Lurdes Caria-EB 2,3 Francisco de Arruda
Tarefa Final:

Aplicação de uma das ferramentas divulgadas na Ação de Formação.

Aplicação dos Docs. Do Gmail na Estatística da Biblioteca:

A BE possui um computador à entrada, onde os alunos professorem e/ou assistente operacional marca a sua presença e a actividade que pretendem realizar.
 
Os itens são os seguintes:

  • ACTIVIDADES DIARIAS DOS ALUNOS
  • REQUISIÇÃO DA BE
  • REQUISIÇÃO INTERNA
  • REQUISIÇÃO DO PNL
O item ACTIVIDADES DIARIAS DOS ALUNOS tem como campos obrigatórios, o nome, nº, turma bem como o tipo de actividade pretendida (pesquisa, leitura informal, realização de T.P.Cs, etc).

O aluno deve Clicar em cada, e no final enviar.

REQUISIÇÃO DA BE- aqui fica anotada a requisição da BE pelos professores. O nome, disciplina, o ano, a turma e a respectiva finalidade (Para aula, trabalho de pesquisa, leitura, exposições, etc…). Do mesmo modo o professor, preenche, clica e envia.

REQUISIÇÃO INTERNA – aqui fica anotada todos os documentos que os professores requisitam para as suas aulas

REQUISIÇÃO DO PNL – Anotam-se aqui  todos as obras recomendadas pelo PNL e que são lidas nas aulas de substituição. O título e o numero de obras requisitadas.

No final do mês/período a BE apresenta em CP a estatística. Com os dados recolhidos é possível ver quantos alunos vão à BE, o que pretendem, quantos docs são requisitados, como está a articulação PNL/Aulas de substituição etc etc.

Este processo simples foi um passo de GIGANTE na estatística da BE!

Trimestralmente a estatística é divulgada com informação das turmas que mais frequentam a BE bem como as actividades com mais participantes. Por outro lado dispomos igualmente dos livros/docs mais requisitados pelos profs.

A requisição domiciliária encontra-se também informatizada,  no programa “bibliobase”.

Pessoalmente acho estas formações com componente prática aplicável no imediato, das que mais contribuem positivamente  para o desempenho do meu cargo como coordenadora!

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário